Notícias

Discursos em defesa do MP e confraternização marcam posse do Procurador-Geral de Justiça

13/04/2017

O Procurador-Geral de Justiça Sandro José Neis foi reconduzido oficialmente ao cargo em solenidade realizada nesta quarta-feira (12/4) no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça do MPSC, em Florianópolis. Em eleições realizadas em março deste ano, Sandro Neis foi o mais votado pelos Membros do MPSC para chefiar a Instituição nos próximos dois anos.

Em seu discurso de posse, o PGJ apresentou uma reflexão sobre a transformação do Estado e da sociedade diante de desafios cada vez mais complexos, e afirmou que o Ministério Público está sintonizado com as necessidades da sociedade atual. Neis também lembrou que projetos legislativos em tramitação no Congresso Nacional – pautados em reação à atuação legítima do Ministério Público brasileiro – são motivo de preocupação. Ele defendeu que é preciso se contrapor a esse movimento que é direcionado a dificultar o andamento de investigações que atingem o centro político do país. "Esses desafios por si sós já são imensos, mas outros, ainda ocultos, estão por vir, como a definição do tamanho do Estado, das políticas públicas e da própria Instituição. Apesar do pessimismo de muito diante desse estado de coisas, não é dado ao membro do Ministério Público abdicar da chama da inquietação que anima suas ações; é preciso lembrar que ao bom Promotor de Justiça nunca faltará o impulso de uma grande esperança e a visão de um grande ideal", afirmou.

Representando a classe, o Presidente da ACMP, Luciano Naschenweng, desejou ao PGJ sucesso em sua nova gestão e também destacou em seu discurso a necessidade da união de forças dos membros do Ministério Público brasileiro frente às ameaças impostas à sua atuação. “Diante da avalanche de denúncias de corrupção que atravessa nosso país, o MP continuará convergindo esforços, com o apoio da sociedade, que jamais lhe faltou, e continuará dando respostas institucionais firmes, objetivando combater esse câncer social, ajudando a nação a reconstruir novos alicerces republicanos”.

Naschenweng ressaltou, ainda, a importância de manter, acima de tudo, uma atuação comprometida com a sociedade. “Como líder classista, conclamo os membros do MP a viverem o presente com sabedoria e predisposição para o diálogo, pois, em momentos de crise, este é o mais legítimo instrumento para a busca de soluções. Nosso compromisso sempre será pela construção de um Ministério Público altivo, que não negocia suas prerrogativas e garantias”, completou.

Além do Procurador-Geral e do Presidente da ACMP, compuseram a mesa da solenidade o Secretário Estadual de Segurança Pública César Augusto Grubba, representando o Governador do Estado de Santa Catarina; Silvio Dreveck, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina; José Antônio Torres Marques, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina; Marco Aurélio Gastaldi Buzzi, Ministro do Superior Tribunal de Justiça; Cláudio Henrique Portela do Rego, Corregedor Nacional do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP); Ivonei Sfoggia, representado o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça (CNPG); Gilberto Callado de Oliveira, Corregedor-Geral do Ministério Público do Estado de Santa Catarina; Luiz Eduardo Cherem, Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina; Gean Marques Loureiro, Prefeito de Florianópolis; Marcelo Lima de Oliveira, representando a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP); e Ralf Zimmer Júnior, Defensor Público-Geral do Estado de Santa Catarina.

Após a sessão solene, a ACMP realizou seu tradicional jantar de confraternização no Lira Tênis Clube, no centro de Florianópolis. A recepção reuniu mais de 250 pessoas, entre associados, convidados do PGJ e autoridades.

O evento foi animado pela banda Alice Riffatti Project, e contou com um cardápio especial feito pelo chef Debigas, além de vinhos e espumantes da vinícola Abreu Garcia. Relembre essa noite especial em nossa galeria de fotos!

Com informações: COMSO MPSC

Fotos ver todas

Compartilhe

Assessoria de Imprensa ACMP

imprensa@acmp.org.br

Veja mais artigos deste autor ver todos

Deixe seu comentário


Buscar

Categorias

Blog dos associados



Curta-nos





NacionalVOX - Agência Digital