Notícias

Escola do Ministério Público ingressa no universo da Educação à Distância

29/04/2016

A Escola do Ministério Público fechou uma parceria com a UNISUL Virtual para o desenvolvimento de cursos de curta duração na modalidade à distância. A decisão foi tomada após uma série de reuniões com a instituição de ensino superior, que culminaram com uma visita da equipe pedagógica da Escola, no dia 21/3, às instalações do Curso de Direito oferecido à distância pela Universidade, em Palhoça.

Para familiarizar os Professores com novos métodos e ferramentas de ensino, ambas as instituições elaboraram uma capacitação para os docentes da Escola, de junho a julho deste ano, com o objetivo de oferecer subsídios teóricos e metodológicos para a atuação à distância e despertar a compreensão acerca do perfil do docente na EAD e no modelo de EAD e-learning.

Para a Diretora da Escola do MP, Sonia Maria Demeda Groisman Piardi, este é o início da segunda etapa do processo de implantação da modalidade na instituição.  “Com certeza os docentes que irão compor essa nossa primeira turma virtual serão pioneiros e terão sua contribuição marcada para sempre na história da Escola”, afirma Sonia. Os primeiros movimentos para viabilização de cursos à distância na instituição iniciaram ainda em 2015 e englobaram uma visita às instalações da Academia Judicial (TJ/SC) e também a prospecção de empresas especializadas em softwares de e-learning com a finalidade de avaliar a estrutura necessária para a oferta deste modelo de educação.

Panorama - Segundo o último censo realizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), dentre os cursos regulamentados totalmente a distância ou semipresenciais e disciplinas EaD, as Ciências Sociais Aplicadas foram a área do conhecimento que concentrou o maior número de cursos em 2014. Este campo inclui os cursos de Direito, Administração, Turismo, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Informação, Comunicação, entre outras. A região sul é a que concentra o 2º maior índice de instituições que oferecem cursos EaD (25%).

Ainda em 2014, os cursos de EaD somaram 3.868.706 matrículas, com 519.839 (13%) nos cursos regulamentados totalmente a distância; 476.484 (12%) nos cursos regulamentados semipresenciais ou disciplinas EaD de cursos presenciais; e 2.872.383 (75%) nos cursos livres. O perfil dos estudantes também foi detectado: os educandos que participaram de cursos em modalidade EaD no ano de 2014 tinham, em sua maioria, entre 21 e 30 anos. Já nos cursos regulamentados totalmente a distância, o perfil etário dos estudantes foi de 31 a 40 anos.

+ Vantagens de estudar a distância

Conheça a metodologia de ensino da UNISUL Virtual 

+ Censo ABED 2014/2015

+ Legislação EaD

Compartilhe

Assessoria de Imprensa ACMP

imprensa@acmp.org.br

Veja mais artigos deste autor ver todos

Deixe seu comentário


Buscar

Categorias

Blog dos associados



Curta-nos





NacionalVOX - Agência Digital