Notícias

Sede Balneária está de acordo com as normas sanitárias

14/01/2016

Em uma semana em que as páginas dos jornais estaduais foram preenchidas com notícias sobre a poluição da praia de Canasvieiras, principal destino turístico de Florianópolis, o Presidente da ACMP, Luciano Naschenweng, esteve mobilizado junto aos órgãos municipais e estaduais competentes para certificar que nossa Sede Balneária encontra-se regularizada.

O debate sobre a responsabilidade da CASAN, FATMA e Prefeitura de Florianópolis sobre o atual quadro de poluição do Rio do Brás - que corta o terreno da Sede, e desemboca no balneário – se estendeu para os proprietários dos imóveis localizados na região. Muitos foram notificados, mais de uma vez, pelos órgãos, para a adequação à rede coletora de esgoto.

Diante de rumores na imprensa de que a Sede da ACMP estaria contribuindo para o agravamento da poluição, a Associação divulgou, no dia 9/1 (sábado), a uma nota pública esclarecendo que as edificações da Sede Balneária estão de acordo com as normas sanitárias. Também foram expostas as providências tomadas pelo próprio Ministério Público, ainda em 2013, através de ação civil pública, para reverter os problemas da estação elevatória da CASAN (ETE).

Mesmo assim, com base em relatório desatualizado do programa “Se Liga na Rede”, divulgado em dezembro de 2015, o qual apontava dois pontos irregulares em nossa Sede, as cobranças públicas persistiram. Porém, os dois ajustes foram feitos ainda em 2012. Além de serem reparos simples, que não provocavam nenhum tipo de despejo de rejeitos em área ou rede não autorizada, no mesmo ano a Diretoria da ACMP solicitou uma nova inspeção no local para confirmar as melhorias - pedido esse que não foi atendido pelos órgãos responsáveis na época.

Para sanar dúvidas e esclarecer a população, o Presidente requisitou que uma equipe de fiscais da Prefeitura e da CASAN fosse até a sede para emitir uma nova declaração de regularidade. Os fiscais verificaram, na manhã desta terça-feira (12/01), que o esgotamento e a rede pluvial ​do local​ estão de acordo com a legislação.

​Na tarde desta terça-feira (12/1), o Secretário Municipal de Habitação e Saneamento Ambiental, Domingos Zancanaro, esteve na Sede Administrativa da entidade e entregou pessoalmente ao Presidente da ACMP, ofício no qual o órgão reconhece a regularidade da rede da ​S​ede B​alneária​ (foto).

 

Compartilhe

Assessoria de Imprensa ACMP

imprensa@acmp.org.br

Veja mais artigos deste autor ver todos

Deixe seu comentário


Buscar

Categorias

Blog dos associados



Curta-nos





NacionalVOX - Agência Digital