Notícias

ACMP celebra o legado da associada Hercília Regina Lemke e a evolução das mulheres no Ministério Público de Santa Catarina

01/12/2023

No último dia 30 de novembro (quinta-feira), celebramos o aniversário da associada Hercília Regina Lemke, que completa 77 anos, mas além disso, celebramos uma vida dedicada à atuação no Ministério Público catarinense. Hercília iniciou sua carreira em janeiro de 1972 e foi a primeira mulher a ingressar no MPSC por meio de concurso público, tornando-se uma inspiração para as futuras colegas.

A primeira comarca na qual trabalhou foi Gaspar, depois passou por Jaraguá do Sul, Indaial e Blumenau. Em 1998, alcançou a posição de Procuradora de Justiça. De acordo com os registros do livro “Histórias de Vida - Mulheres do Direito, mulheres no Ministério Público - Volume III”, Hercília enfrentou muitos desafios para conquistar seu espaço no Ministério Público. Em entrevista ela relembrou: "Almejar o ingresso no Ministério Público era uma batalha, pois além de vencer a dificuldade intelectual do concurso, tínhamos que superar os preconceitos por ser mulher." Sua determinação abriu portas e pavimentou o caminho para que outras mulheres também pudessem seguir na mesma carreira.

Hercília Lemke não apenas quebrou barreiras, mas também influenciou a mudança cultural no MPSC. Desde seu ingresso, a participação feminina nas Promotorias de Justiça aumentou significativamente. Portanto, celebramos não apenas o aniversário de Hercília, mas também o progresso e a evolução da presença feminina no Ministério Público de Santa Catarina. Que sua jornada continue inspirando futuras gerações a buscar a equidade de gênero!

Compartilhe

Assessoria de Imprensa ACMP

imprensa@acmp.org.br

Veja mais artigos deste autor ver todos

Deixe seu comentário


Buscar

Categorias

Blog dos associados



Curta-nos





NacionalVOX - Agência Digital