Notícias

ACMP desenvolve projeto de gestão de área verde urbana na Sede Balneária

19/02/2021

Devido à extensão do espaço arborizado da Sede Balneária, a ACMP firmou contrato com uma empresa especializada para desenvolver um projeto de gestão de área verde urbana no local. A primeira parte do trabalho, realizada entre outubro de 2020 e janeiro de 2021, envolveu a realização de um inventário florestal urbano por meio do Índice de Grau de Atenção para Árvores Urbanas (GAAU) — metodologia criada pela empresa responsável — na qual a área arborizada é mapeada, criando um banco de dados com informações de cada árvore. 

Desse modo, é possível identificar se as espécies são nativas ou predadoras, se as plantas têm problemas estruturais ou com fungos, por exemplo, e uma série de questões que são determinantes para o andamento do projeto. Este índice auxilia na tomada de decisões para técnicos responsáveis pela gestão da área.  

A segunda etapa é feita a partir dos dados coletados: os profissionais desenvolvem um plano de ação para fazer o manejo adequado. Um dos objetivos principais do trabalho realizado pela Arboran, empresa responsável pelo projeto, é a gestão de risco, ou seja, evitar problemas a longo prazo, como o risco de queda de árvores e galhos, para diminuir o custo de manutenção e evitar desastres. Esse trabalho está alinhado com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela ONU, em 2015, aos seus países membros. E a ideia do trabalho é que a ACMP torne-se referência para outras instituições.

Dados do relatório - Foram encontradas 639 árvores (jovens e adultas) e palmeiras, distribuídas em 65 espécies em 26 famílias botânicas distintas. Dessas, 452 foram consideradas pequenas, menores que 6 metros de altura, 110 consideradas de médio porte entre 6 até 12 metros de altura, e 77 consideradas de grande porte, maiores que 12 metros de altura.

Entre as árvores avaliadas, 171 são nativas (27%) e 468 são exóticas (73%). Das espécies exóticas encontradas, 11 são consideradas como invasores biológicos, a qual recomenda-se a substituição de oito espécies, e o controle da propagação de outras três.

Além do trabalho de gestão de área verde, a empresa irá desenvolver um projeto de paisagismo. O objetivo é proporcionar uma experiência de maior conforto e bem-estar aos associados dentro da Sede Balneária, com o uso da vegetação nativa. O contrato firmado pela ACMP prevê 12 meses de gestão realizada pela empresa.

Compartilhe

Assessoria de Imprensa ACMP

imprensa@acmp.org.br

Veja mais artigos deste autor ver todos

Deixe seu comentário


Buscar

Categorias

Blog dos associados



Curta-nos





NacionalVOX - Agência Digital