- (48) 3224-4600
- acmp@acmp.org.br
- Av. Othon Gama D'Eça, 900, Centro - Florianópolis/SC. CEP: 88015-240
Alunos e profissionais prestigiam 2ª Jornada Acadêmica
Na última semana, entre os dias 19 e 21 de outubro, cerca de 280 pessoas reuniram-se em Itajaí, Chapecó e Florianópolis para discutir temas atuais e pertinentes à comunidade jurídica durante a 2ª Jornada Acadêmica da Escola do MP.
Em Itajaí, a abertura do evento ficou por conta do Promotor de Justiça e professor da instituição, Isaac Newton Guimarães, que abordou os “10 anos da lei que institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas”. O polêmico tema da descriminalização das drogas suscitou uma rica discussão, que contou também com o professor e Advogado Criminalista, Airto Chaves Júnior, e com a Coordenadora da unidade Itajaí e professora de Lei de Execução Penal, Promotora Havah de Araújo Mainhardt.
Já no segundo dia de evento, o público lotou o auditório da Unochapecó para ouvir o professor e especialista na área de criminologia e política criminal, Alceu de Oliveira Pinto Junior, que falou sobre a decisão tomada pelo STF, em 5/10, a favor da prisão de réus condenados pela Justiça a partir de sentença de segunda instância. Para contribuir com o debate, foi convidado o Promotor de Justiça da Comarca de Fraiburgo, Marcos Augusto Brandalise.
E para encerrar o ciclo de palestras, em Florianópolis, o tema escolhido foi a atuação do MP frente ao projeto do Novo Código de Processo Penal (CPP), com a participação do Promotor de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Rodrigo Brandalise. Ele e o debatedor da noite, o Promotor e professor Henrique da Rosa Ziesemer, integram a comissão da CONAMP de reforma e elaboração do novo CPP. O palestrante apresentou os principais aspectos do novo Código realizando uma análise crítica, promovendo a interação com o público presente.
Todas as palestras da 2ª edição Jornada Acadêmica foram gratuitas e abertas ao público. O evento teve apoio do Ministério Público de Santa Catarina, da Univali e da Unochapecó.
Escola do MP mantém o alto índice de aprovação
Mais uma vez a Escola do Ministério Público se destaca na preparação de candidatos à carreira de Promotor de Justiça em Santa Catarina. Entre os 38 aprovados na segunda etapa do processo seletivo do 40ª Concurso do MPSC, divulgada nesta segunda-feira (24/10), 20 são alunos da Escola.
A próxima etapa do certame será realizada em janeiro de 2017, com a avaliação psicológica.
Compartilhe
Assessoria de Imprensa ACMP
imprensa@acmp.org.br
Veja mais artigos deste autor ver todos
-
Associação Catarinense do Ministério Público reelege diretoria para novo mandato
-
Eleições ACMP ocorrem nesta sexta-feira, 22, via votação eletrônica
-
VIII Prêmio Milton Leite da Costa de Literatura: Confira os vencedores!