- (48) 3224-4600
- acmp@acmp.org.br
- Av. Othon Gama D'Eça, 900, Centro - Florianópolis/SC. CEP: 88015-240
CNMP reconhece trabalho do Ministério Público como atividade de risco
O Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) reconheceu nesta terça-feira (27/9) o risco inerente às funções exercidas pelos membros do MP brasileiro. O relator foi o conselheiro Orlando Rochadel Moreira. Votaram contrários os conselheiros Walter de Agra, Esdras Dantas e Leonardo Carvalho.
O reconhecimento se deu por meio da aprovação do Procedimento de Controle Administrativo (PCA) n° 1.00209/2015-49, que se trata de um pedido de revisão da decisão do Ministério Público do Estado de Minas Gerais para considerar o trabalho de Promotores e Procuradores de Justiça como uma “Atividade de Risco Análoga ao dos Policiais”.
O Conselheiro Orlando Rochadel destacou em mensagem enviada aos representantes dos MPs estaduais que esse reconhecimento facilitará a implementação do processo de segurança de membros por todo o Brasil e também pediu às lideranças do MP que não abram novas frentes de discussão sobre o tema. “O momento é de consolidar este entendimento, sem dar munição para aqueles que sempre associam nossas ações a ganhos financeiros. Agora haverá a movimentação do JUDICIÁRIO para obter a mesma declaração do CNJ. Mais uma vez, o MP adota postura de vanguarda”, conclui.
Em fevereiro deste ano a CONAMP produziu um estudo técnico elaborado em defesa da classificação administrativa da atividade de risco dos Membros do MP, com argumentos e informações sobre membros ameaçados. Clique aqui e leia o estudo completo.
(Com informações de: CONAMP)
Compartilhe
Assessoria de Imprensa ACMP
imprensa@acmp.org.br
Veja mais artigos deste autor ver todos
-
Associação Catarinense do Ministério Público reelege diretoria para novo mandato
-
Eleições ACMP ocorrem nesta sexta-feira, 22, via votação eletrônica
-
VIII Prêmio Milton Leite da Costa de Literatura: Confira os vencedores!