- (48) 3224-4600
- acmp@acmp.org.br
- Av. Othon Gama D'Eça, 900, Centro - Florianópolis/SC. CEP: 88015-240
Fim do foro privilegiado e projeto do abuso de autoridade são aprovados no Senado
Na noite desta quarta-feira (26/4) o Plenário do Senado Federal aprovou duas proposições que afetam diretamente a atuação do Ministério Público e da Magistratura: a proposta de emenda à Constituição (PEC 10/2013) que acaba com o foro privilegiado; e o substitutivo ao projeto de lei que modifica a Lei de Abuso de Autoridade.
A PEC 10/2013 foi aprovada por unanimidade em primeiro turno, e a partir da próxima terça-feira (2/5) terá de ser discutida durante três sessões deliberativas no Plenário, podendo, em seguida, ser votada em segundo turno. Se aprovada, a proposta segue para análise da Câmara dos Deputados.
O projeto que altera a Lei do Abuso de Autoridade, por sua vez, já segue diretamente para a Câmara. O texto aprovado representa uma vitória para o MP e a Magistratura, devido à retirada de dois pontos extremamente críticos: a criminalização da hermenêutica e a possibilidade de ação penal privada por parte do investigado.
De autoria do senador Roberto Requião (PMDB-PR), o substitutivo abrange atos que podem ser cometidos por servidores públicos e membros dos três poderes da República, do Ministério Público, dos tribunais e conselhos de contas e das Forças Armadas. Caso o projeto seja aprovado também pela Câmara dos Deputados, será revogada a atual legislação sobre abuso de autoridade, a Lei 4.898/1965.
Com informações: Agência Senado
+ PEC do fim do foro privilegiado
Compartilhe
Assessoria de Imprensa ACMP
imprensa@acmp.org.br
Veja mais artigos deste autor ver todos
-
Associação Catarinense do Ministério Público reelege diretoria para novo mandato
-
Eleições ACMP ocorrem nesta sexta-feira, 22, via votação eletrônica
-
VIII Prêmio Milton Leite da Costa de Literatura: Confira os vencedores!