- (48) 3224-4600
- acmp@acmp.org.br
- Av. Othon Gama D'Eça, 900, Centro - Florianópolis/SC. CEP: 88015-240
Mobilização em defesa do Ministério Público e da Magistratura reúne mais de 800 representantes em Brasília
O Presidente da Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP), Luciano Naschenweng, participou nesta quinta-feira, 1º de fevereiro, da grande mobilização nacional em defesa do Ministério Público e da Magistratura. O ato, organizado pela Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas), em Brasília, reuniu mais de 800 pessoas. Também integraram a delegação catarinense o Sub-procurador de Justiça do MPSC, Fábio Trajano, o Secretário-Geral Fernando da Silva Comin, e os Promores de Justiça Anderson Adilson de Souza, Henrique da Rosa Ziesemer, e José Geraldo Rossi da Silva Cecchini.
A mobilização teve início no STF, onde os dirigentes das entidades entregaram uma carta aberta à Ministra Cármen Lúcia, presidente da Casa. Com mais de 18 mil assinaturas de membros do MP e da Magistratura de todo o país, o documento reúne reinvindicações das duas carreiras (confira na íntegra abaixo). A carta também foi entregue à Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge.
Em seguida os participantes seguiram para o auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, onde foram realizados discursos dos presidentes das associações e de parlamentares. O ato lotou três auditórios da Casa: além do Nereu Ramos, dois Plenários foram ocupados. "Este ato não é contra ninguém, é a favor da Magistratura e do Ministério Publico. Juízes e promotores não podem ser acusados de serem privilegiados. Jamais aceitaremos sermos atacados por defendermos nossos ideais. Resistiremos!", afirmou a Presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Norma Cavalcanti, em seu discurso.
O principal objetivo da mobilização foi alertar a população, a comunidade jurídica e os parlamentares para os riscos das propostas legislativas que visam o enfraquecimento da atividade jurisdicional e a independência das carreiras, bem como a proposta de reforma da Previdência apresentada pelo Governo Federal.
+ Carta Aberta pela Valorização do Ministério Público e da Magistraura
Com informações: CONAMP
Fotos ver todas
Compartilhe
Assessoria de Imprensa ACMP
imprensa@acmp.org.br
Veja mais artigos deste autor ver todos
-
Associação Catarinense do Ministério Público reelege diretoria para novo mandato
-
Eleições ACMP ocorrem nesta sexta-feira, 22, via votação eletrônica
-
VIII Prêmio Milton Leite da Costa de Literatura: Confira os vencedores!