- (48) 3224-4600
- acmp@acmp.org.br
- Av. Othon Gama D'Eça, 900, Centro - Florianópolis/SC. CEP: 88015-240
Prorrogadas inscrições para conferência que reúne promotoras e procuradoras de Justiça da Região Sul
Prosseguem, até as 14 horas do dia 18 de junho (terça-feira), as inscrições para o processo seletivo que selecionará interessadas em participar da "5ª Conferência Regional de Promotoras e Procuradoras de Justiça dos Ministérios Públicos Estaduais da Região Sul”. O evento acontece nos dias 28 e 29 de junho, em Bento Gonçalves/RS, e tem o objetivo de trocar boas práticas e experiências referentes à representatividade feminina no Ministério Público.
O encontro é organizado pela Presidência do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos e Defesa Coletiva (SDH/CNMP) e da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais (CDDF/CNMP), em parceria com as Procuradorias-Gerais de Justiça dos Estados da Região Sul (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) e com a Delegação da União Europeia no Brasil – EU.
Esta será a última das cinco conferências regionais promovidas no primeiro semestre de 2019, com a finalidade de proporcionar uma visão mais clara da realidade das procuradoras e promotoras nas suas respectivas regiões. As quatro conferências foram realizadas, respectivamente, em Belém/PA, Salvador/BA, Goiânia/GO e São Paulo/SP.
O objetivo do processo seletivo é escolher 100 promotoras ou procuradoras de Justiça lotadas nos MPs da Região Sul, cujas vagas serão distribuídas entre as unidades ministeriais dos estados do Paraná, Rio Grade do Sul e Santa Catarina. Para se inscrever, as interessadas devem acessar o site da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e procurar pela opção “inscrição e resultados”. Caso haja mais pedidos de participação do que vagas, a seleção será realizada por ordem cronológica de apresentação da inscrição.
A relação das candidatas selecionadas será divulgada a partir das 15 horas do dia 18 de junho, nos sites da ESMPU e do CNMP.
O prazo para confirmação da participação por meio do sistema de seleção da ESMPU começa às 15 horas do dia 18 de junho e vai até as 12 horas de 19 de junho. Informações ou esclarecimentos em relação ao sistema de inscrição da ESMPU poderão ser encaminhados ao endereço eletrônico inscricoes@escola.mpu.mp.br.
A conferência
Na conferência, serão colhidas as manifestações das promotoras e procuradoras de Justiça sobre o fluxo e os obstáculos para ingresso, lotação, permanência, capacitação e movimentação na carreira, refletindo sobre problemas, soluções e boas práticas.
Os debates ocorrerão de forma simultânea em oficinas, de acordo com eixos temáticos já definidos, sob a mediação de duas relatoras e uma coordenadora para cada eixo. O projeto pedagógico inclui material de apoio e textos sobre igualdade e equidade de gênero, que serão previamente debatidos com a coordenadoria pedagógica e com as coordenadorias e relatorias das oficinas. As conclusões serão analisadas na plenária final.
As atividades serão realizadas em hotel, para viabilizar a participação daquelas que precisarem levar filhos, parentes ou cuidadores de crianças. O intuito é que as participantes não precisem se deslocar caso necessitem oferecer suporte à família, como em um momento de amamentação. Informações adicionais poderão ser obtidas por meio do endereço eletrônico conferenciasmulheres@cnmp.mp.br.
+ Clique aqui para ver o Edital CNMP-PRESI nº 13/2019, que altera o prazo de inscrições
+ Clique aqui para ver o Edital CNMP-PRESI nº 12/2019, que dispõe sobre a seleção das interessadas em participar do evento
Compartilhe
Assessoria de Imprensa ACMP
imprensa@acmp.org.br
Veja mais artigos deste autor ver todos
-
Associação Catarinense do Ministério Público reelege diretoria para novo mandato
-
Eleições ACMP ocorrem nesta sexta-feira, 22, via votação eletrônica
-
VIII Prêmio Milton Leite da Costa de Literatura: Confira os vencedores!